gestao de qualidade
A melhoria do processo através da redução de variação, especificamente envolve a introdução (proposital) de mudanças dentro do processo, e a avaliação dos efeitos causados. O objetivo é uma melhor compreensão do processo, para que as causas comuns de variação possam ser reduzidas posteriormente. A intenção desta redução é a melhoria da qualidade ao menor custo.
Assim que novos parâmetros do processo tenham sido determinados, o ciclo volta ao estágio de Analisar o Processo. Uma vez que alterações foram introduzidas, a estabilidade do processo precisa ser reconfirmada. O processo continua então a se mover em torno do Ciclo de melhoria do processo.
Auditoria da qualidade
A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num sistema de qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. As origens do conceito remontam as normas técnicas do Departamento de Defesa norte-americano que através de seus diferentes órgãos subordinados exigiam de seus fornecedores o cumprimento de várias exigências contratuais técnicas pelos respectivos supervisores e engenheiros. Essas normas geraram outras dos próprios fabricantes e se desenvolveram em sofisticadas auditorias internas e externas de qualidade e depois influenciaram normas internacionais. Em 1986 a International Organization for Standardization - ISO publicou a ISO-8402-1986 (Quality Vocabulary) que definiu a auditoria da qualidade da seguinte forma 1 :
“
"Auditoria de Qualidade: Um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providências planejadas e se estas providências são implementadas de maneira eficaz, e se são adequadas para atingir os objetivos"
As padronizações dos sistemas de qualidade internacionais gerariam ainda as normas ISO: 9001 em 1987, desdobrados em três normas em 1987 consolidadas em 1996 (ISO 14001:1996). Em 2007 foi