Gestao de qualidade
Acadêmico: Manoel Luis Machado Capelão
Professor-Tutor Externo: Josi Rosa de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0195)
22/06/12
RESUMO
Este trabalho tem a finalidade de demonstrar como surgiu o controle de qualidade, que com a expansão industrial houve uma necessidade urgente de controlar sua produção, estoque e qualidade para ter um melhor desenvolvimento. Demonstrando seus princípios, as vantagens e desvantagens do controle da qualidade, estabelecendo premiações que classificam empresas de acordo com as exigências do mercado.
Palavras-chave: Qualidade. Controle. Eficiência.
1 INTRODUÇÃO
A Administração surgiu como uma tentativa de organizar as empresas que, a partir da Revolução Industrial, vinham crescendo desordenadamente. A ideia original era conferir uma abordagem científica à administração, até então empírica e improvisada. Havia também, neste período, preocupação com eficiência e produtividade, considerando-se, sobretudo, a racionalização dos recursos da empresa.
“A observação prática mostra que muitas são as causas que conduzem ao insucesso de programas da qualidade nas organizações. E evidencia, também, que a maioria delas está associada ao desconhecimento, em graus variados de intensidade e alcance, dos conceitos que embasam a qualidade ou das ideias e noções que fundamentam as ferramentas e as estratégias mais comuns do processo gerencial da qualidade”. (Edson Paladini, 1997).
Um dos pontos negativos é a falta de informação ao administrar um negócio, sendo a falta de informação, um agravante. Também o não querer adaptar-se ao novo, tendo varias vezes, os funcionários enraizados a um sistema ou ter medo. É necessário o conhecimento para organizar por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhar experiências, onde não há estes exemplos, não há um bom funcionamento. A implementação de um sistema de mudanças organizacional