gestao de projeto
Introdução
Diante das mudanças mundiais em que as informações modificam-se a cada dia, a internacionalização de empresas não pode mais ser considerado objetivo inatingível. Por outro lado, para se chegar a esse mister é preciso planejar-se e respeitar os aspectos culturais, econômicos e sociais de cada região.
O planejamento para qualquer atividade, da vida inclusive, necessita de conhecimentos técnicos e metodológicos, dentre os quais saberes sobre gestão de projetos, idiomas e culturas dos indivíduos que compõem a empresa com a qual se vai tratar. Com efeito, o processo de internacionalização requer resultados positivos, pautados, logicamente, na qualidade e no ganho, que são pressupostos básicos na atual economia de mercado.
A escolha desse tema pauta-se na flagrante consolidação que tem demonstrado a gestão de projetos como forma de estratégia empresarial de uma empresa que deseja ingressar no mercado internacional. O planejamento de um projeto que visa internacionalização é fundamental para que se chegue ao objetivo final: o sucesso. Para tanto, incluem-se respeitar os direitos humanos dessa sociedade globalizada.
No presente trabalho serão tratados conceitos de Gestão em seus vários aspectos e a sua repercussão o processo de Internacionalização de Empresas, os quais se reputam impactantes na prática quando se almeja saltar os horizontes nacionais de uma empresa.
As diferenças culturais e a distância – aspectos críticos x efetividade
Inicialmente merece destaque a definição de internacionalização de empresas como sendo “[...] um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de sua base de origem.” (GOULART; BRASIL; ARRUDA in BRASIL; ARRUDA, 1996, p. 21).
Ao decidir penetrar no mercado internacional, uma preocupação deve ser