Gestao de produção
Texto: A GESTÃO DA PRODUÇÃO NOS ÚLTIMOS 45 ANOS
Período do texto: de 1957 a 2002
Duas grandes mudanças marcantes:
O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações.
O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recursos humanos.
• pode alavancar a empresa a patamares de crescimento e desenvolvimento significativos.
Os conhecimentos de gestão desenvolvidos:
Produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho no chão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção, etc.
Avanços na tecnologia de processamento de informações possibilitaram o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento das operações industriais (softwares), inicialmente com o objetivo de se gerenciar o fluxo de materiais e, posteriormente, com o objetivo de se gerenciar também os recursos humanos, máquinas, instalações, etc.
• desenvolvimento dos sistemas de gestão e controle, via computador, na década de 1960. • Just-in-Time, a autonomação (automação com um toque humano) nova forma de produção, alcançou índices de crescimento fantásticos em vários setores econômicos, lançando o país numa época de prosperidade jamais alcançada antes. • Outro trabalho importante desenvolvido a partir da década de 1980 é a chamada Teoria das Restrições de Eliyahu Goldratt4. Segundo essa abordagem, o gerenciamento das empresas deve concentrar-se em definir a meta da organização e, a partir disto, focar-se sobre o gerenciamento dos recursos com restrição de capacidade (os gargalos) para programar todo o