gestao de processos
O mapeamento de processos de negócios objetiva determinar a forma em que os insumos recebidos de um fornecedor, são tratados e transformados em produtos que serão entregues aos clientes (cadeia cliente/fornecedor). A essa transformação, chamada de processo, são alocados recursos (materiais, financeiros, de pessoas, etc )destinados a promover essa transformação com efetividade (eficiência + eficácia).
O mapeamento dos processos possibilita e facilita a construção de sistemas de medições (indicadores de desempenho), avaliando em tempo real a execução das tarefas, medições dos resultados, custos, produção, produtividade, etc., tornando mais fácil o seu gerenciamento. Outra vertente bastante interessante é conjugar os processos com o gerenciamento de riscos (mapeando-se os riscos operacionais), reduzindo a incidência de situações fortuitas e prejudiciais ao funcionamento dos processos.
A ISO 9001 exige que uma entidade de negócio siga uma abordagem de processo para gerenciar seus negócios. Para esse fim, a criação de mapas1 de processos de negócios irá ajudar. A entidade pode, então, trabalhar no sentido de assegurar que seus processos sejam eficazes (o processo certo é seguido pela primeira vez) e eficientes (continuamente melhorados para garantir que os processos utilizem a menor quantidade de recursos).
Objetivo do Mapeamento de Processos :É buscar um melhor entendimento dos processos de negócios existentes e dos futuros para melhorar o nível de satisfação do cliente e aumentar desempenho do negócio.
Técnicas de Mapeamento de Processos:
Entrevistas, questionários, reuniões e workshops;
Observação de campo; Resultados;diretrizes;principios
Análise da documentação existente;
Análise de sistemas legados
Coleta de evidências
Fluxograma de Processo de