GEstao de pessoas
Gestão de Pessoas: conceitos, importância e objetivos
“A Gestão de Pessoas é um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.”
Fisher e Fleury – (1998)
Inicialmente é importante conceituar o que é a Gestão de Pessoas ou Administração de
Recursos Humanos (ARH) para que possamos, só então, definir a sua importância e objetivos. A
Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as "pessoas" ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
ARH é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
Visto o conceito de Gestão de Pessoas é importante apresentar o seu caráter – multivariado, contingencial e descentralizado, conforme abaixo.
O caráter multivariado da ARH
A ARH é uma área interdisciplinar: envolve necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, de Sociologia Organizacional, de Engenharia Industrial, de Direito do Trabalho, de
Engenharia de Segurança, de Medicina do Trabalho, etc. Os assuntos normalmente tratados em ARH referem-se a uma multiplicidade enorme de campos de conhecimentos.
O caráter contingencial da ARH
1
ONLINE GESTÃO DE PESSOAS: conceito, objetivos, políticas e práticas