Gestao de Pessoas
Talento Humano: Dotado de conhecimentos, habilidades e competências. Para ser talentoso, a pessoa deve possuir diferencial para gerar resultados. É indispensável para o sucesso das organizações. Capital humano, significa talento que precisa ser mantido e desenvolvido, sendo um patrimônio de valor inestimável nas organizações. O talento precisa expandir e para que isso ocorra, tem que existir um contexto para que possa ter autonomia e retaguarda, envolvendo alguns aspectos como:
- Conhecimento: aprender e dar continuidade;
- Habilidade: saber fazer, utilizar e aplicar os conhecimentos para resolver problemas ou situações para criar e inovar;
- Atitude: ter percepção, ser pró-ativo;
- Competência: saber fazer acontecer, alcançar e superar metas e resultados, agregar valor e obter excelência.
- Personalidade: conduta, reputação e postura.
O mercado atual impele as organizações a repensarem sobre o valor das pessoas, portanto, temos que admitir que hoje, o bem mais precioso que as organizações dispõem é o capital humano. O talento humano é visto hoje como fator dominante e decisivo, quando se fala em competitividade e sucesso nas empresas. E qual é o segredo da gestão de pessoas ? É simplesmente valorizar o capital humano, porque são as pessoas que gerem o grande negócio do empresário. São elas que movimentam o mercado hoje tão competitivo. Hoje, o capital humano “é o grande diferencial” das grandes corporações.
E quando falamos de capital intelectual, falamos de conhecimento, mas não qualquer conhecimento, e sim aquele que tem que ser útil à empresa.
Chiavenato (2004) Capital intelectual é a soma de tudo o que você sabe. Em termos organizacionais, o maior patrimônio de uma organização é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias, ou seja, são os conhecimentos que as pessoas trazem em suas mentes – seja sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas, etc.
Na era da