Gestao de pessoas
Ao lado de assuntos importantes relacionados a sanidade, nutrição e meio ambiente, o tema gestão de pessoas também está em pauta na avicultura brasileira. Esse tema sempre é tratado com muita atenção ou preocupação por parte de todas as empresas do ramo avícola. Porém, nos últimos tempos, tem tomado uma proporção ainda maior. A melhora na capacidade de consumo da população, através de uma maior oferta de emprego em todas as áreas, e o aumento da renda atinge a avicultura, deixando-a com um numero reduzido de pessoas no processo de produção avícola, e consequentemente, comprometendo o resultado final.
Precisamos ter claro em nossa cabeça que o processo industrial, por mais que seja automatizado, o fator humano sempre será decisivo para a obtenção dos resultados. O mais importante é entender que em diferentes situações, qual é a necessidade de cada um. Achamos que o salário pode resolver tudo isso, mas o fator reconhecimento e comprometimento vêm em primeiro lugar.
Junto com as necessidades básicas, sabemos que nas empresas não conseguiremos pessoas trabalhando puro e simplesmente por salário, porque dificilmente conseguiremos competir com outros processos. Portanto, o reconhecimento e envolvimento no processo como um todo, pode ser o grande diferencial para mantermos pessoas comprometidas e envolvidas.
Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.
Para compreender um pouco mais as ferramentas de gestão, discutiremos, os temas: treinamento e desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e por habilidade e, por fim, o sistema de avaliação 360 graus (feedback).
GESTÃO DE PESSOAS
1 Treinamento e desenvolvimento
O treinamento envolve basicamente quatro etapas:
1) diagnóstico;
2) desenho do programa de treinamento;
3) aplicação ou