gestao de pessoas
Gestão de pessoas é o nome atualmente empregado para o desenvolvimento das atividades que permitem a aproximação, o conhecimento e a retenção de pessoas no ambiente organizacional.
A necessidade de contabilizar os registros dos trabalhadores, horas trabalhadas, faltas e atrasos para efeitos de pagamento ou de desconto (Marras, 2009, p.21)
No inicio o ser humano era considerado um ser simples e previsível cujo comportamento não variava muito. Constante vigilância e treinamento , incentivos financeiros adequados eram ações suficientes para garantir a boa produtividade. Para o empresário, o trabalhador era apenas um instrumento a mais na busca de resultados para a empresa. O que realmente importava era que o trabalhador tivesse uma boa saúde física e a maior dedicação possível ao trabalho em jornadas que podiam estender-se por até dezoito horas diárias.
No inicio do século XIX o chefe era visto como um sujeito inflexível, seguidor das leis e frio na hora de demitir alguém.
Evolução Histórica
O movimento de relações humanas teve como base de mudança a relação entre empregados e empregadores, esse novo modelo propunha aumentar a produtividade pela eliminação de conflitos.
Função de chefe de pessoal:
* preocupação com o individuo, com suas necessidades...
*inversão radical do seu papel
*sofreu uma pressão fortíssima
*ninguém estava preparado (nem o empresário, nem o trabalhador, nem o chefe de pessoal)
Em 1945 surgem os primeiros estudos sobre liderança, democracia e motivação humana no trabalho, começa então a ser valorizada a função de “cuidar de pessoas”.
Na década de 1950 apareceu a denominação que ligava essa área a de ciências humanas: Gerente de Recursos Humanos (já utilizado nos EUA).
CHEFE DE PESSOAL GERENTE DE PESSOAL
GERENTE DE RH
Controle de freqüência Controle de freqüência Controle de freqüência
Faltas ao trabalho Faltas ao trabalho Faltas ao trabalho
Pagamentos Pagamentos