Gestao de pessoas
Em 1990 iniciou-se o Projeto Genoma Humano com a tarefa de mapear que genes comporiam o código genético do homem
O Projeto Genoma Humano teve início em 1990 e tinha data de término prevista para 2005, mas já foi antecipada para 2003, dados os rápidos avanços tecnológicos e a grande quantidade de pesquisadores trabalhando em diversos laboratórios espalhados por vários países. As pesquisas são coordenadas por dois grandes grupos. O primeiro é o consórcio público de seqüenciamento do Genoma humano. O segundo grupo é o representado pela empresa privada americana de biotecnologia, de propriedade do geneticista Para uma descrição mais detalhada da origem e dos objetivos do Projeto . CONSEQUÊNCIAS NA VIDA HUMANA
Como sempre ocorre em ciência, os avanços positivos podem ter conseqüências negativas em algum lugar. A população mundial é de 6 bilhões . Se pouparmos da morte outros milhões e seus filhos por meio da genomia, como o planeta vai agüentar?
Em princípio, avanços científicos responsáveis que prolongam a vida precisam andar de mãos dadas com os esforços para garantir a compatibilidade da biosfera com uma população maior. A história da eugenia é certamente uma advertência de que a humanidade pode não estar preparada para o conhecimento genético. Mas a ameaça imediata é a discriminação genética. Estamos só agora começando a identificar os "erros ortográficos " do código genético associados a doenças , mas vão passar-se anos entre essa descoberta e uma cura baseada no gene visado.
TERAPIA GENÉTICA
Por terapia gênica se entende a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. No caso de enfermidades genéticas, nas quais um gene está defeituoso ou ausente, a terapia gênica consiste em transferir a versão funcional do gene para o organismo portador da doença, de modo a reparar o defeito.