gestao de pessoas
A seleção é um procedimento que vem logo após o recrutamento. Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições do mercado. O processo de seleção busca chegar a uma conclusão de análise de aspectos pessoais e profissionais do candidato (conhecimentos, habilidades, atitudes, personalidade e outros fatores que estão ligados à adaptação na organização como sexo, porte físico, estatura, endereço, posse de um carro e idade), isso tendo em vista a adequação ao cargo. Portanto, quando a seleção é bem feita, resultará em uma alta produtividade, retorno ao investimento despendido, ajudando a empresa atingir seus planos e objetivos
As etapas do processo de seleção podem ser esquematizadas da seguinte forma: análise curricular; testes; entrevista; verificação de referência e dinâmica de grupo.
Análise curricular:
É uma das primeiras fases do processo de seleção e visa:
Pré-seleção – visa eliminar os candidatos que não tenham os pré-requisitos desejados pela organização.
Análise cuidadosa do currículo – adequar o candidato para que as próximas fases sejam direcionadas sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada um. Utilizar somente a análise curricular é insuficiente para proporcionar uma visão real do candidato, pois no currículo podem haver omissão ou distorções de informações sobre o candidato e suas habilidades.
Testes:
Os testes definem quem serão os poucos candidatos que irão para a fase final da seleção, que é a entrevista.
Os tipos de testes utilizados podem ser: conhecimentos gerais e específicos; de idiomas; grafológicos; testes de habilidades mentais; prova de trabalho; teste de personalidade, etc.
Entrevista:
É considerada como uma das mais importantes etapas de um processo de seleção,ela é simples e direta e tem como finalidade obter