Gestao de Pessoas
As etapas para a construção do projeto profissional podem ser realizadas de diferentes formas. Dutra (2002:117) propõe 06 passos:
• Auto-conhecimento
A pessoa faz uma auto-avaliação de suas qualidades, interesses, potencial, pontos fortes e fracos etc. a partir de análise de valores pessoais, personalidade e realizações.
É possível utilizar várias técnicas: manuais, workshops, entrevistas de aconselhamento, dentre outras.
• Conhecimento do mercado
Análise do mercado observando tendências, opções, limitações e alternativas de desenvolvimento. • Estabelecimento de objetivos de carreira
Definição dos objetivos de carreira. Recomenda-se estabelecer os objetivos centrados na própria pessoa, perguntando-se “
Como posso estar mais feliz profissionalmente daqui a cinco anos?”
• Estratégias de carreira
Definido o objetivo é necessário pensar na estratégia para alcançá-lo. Dentre algumas estratégias possíveis, tem-se: crescimento na empresa ou crescimento no mercado; diversificação com a agregação de novas atribuições na empresa; novas ocupações fora da empresa etc.
• Plano de ação
O plano deve conter metas de curto prazo, indicadores de sucesso e avaliação de recursos (tempo, dinheiro e educacionais). companhamento A avaliação de resultados das estratégias de carreira deve ser um processo contínuo.
Para Hanashiro, Teixeira e Zaccarelli (2008:155) um plano de carreira começa a ser traçado a partir de reflexões sobre a forma pessoal de ser e agir
, entretanto, “para que seja efetivo é necessário que se transforme num plano escrito que possa ser periodicamente consultado e analisado, servindo como uma bússola para a vida profissional”. Estabelecido o projeto profissional, o mesmo deverá ser negociado com a empresa, ou seja, devem ser definidos:
• Posicionamento da Empresa no Projeto de Carreira
Define-se se a empresa estará ou não no projeto; caso não esteja é necessário avaliar alternativas, por exemplo,