Gestao de pessoas
No princípio foram utilizadas folhas vegetais e depois as peles de animais. No Antigo Testamento diz que o homem cobriu o corpo pelo caráter de pudor, mas há outras interpretações que dizem ter coberto pelo caráter de adorno, por proteção, mas foi na verdade uma necessidade. Com a fixação do homem ao solo, ele deixou de ser nômade caçador para trabalhar com a criação de animais e agricultura, produzindo o linho, a lã, o que beneficiou a indumentária com o princípio da filtragem e num processo evolutivo até a própria tecelagem. Um grande avanço em técnica e aprimoramento.
INDUMENTÁRIA DA MESOPOTÂMIA
Vestígios da civilização suméria (III a.C) mostram pessoas usando saias compostas por tecidos com a borda formada com tufos de lã, dispostos simetricamente que dão às roupas um aspecto "franjado". Este tipo de roupa era usado por homens e mulheres.
INDUMENTÁRIA DE CRETA
Creta teve o apogeu de sua cultura entre 1750 a.C. e 1400 a.C. As mulheres usavam uma serie de babados sobrepostos numa saia longa em formato de sino e com a cintura bem afunilada. Na parte superior usava um tipo de blusa costurada nos ombros, de mangas curtas deixando os seios a mostra. Era uma vestimenta simples, mas que apresentava uma beleza natural e uma elegância proposital
INDUMENTÁRIA DOS POVOS BÁRBAROS
A indumentária feminina era composta por uma túnica longa presa ao corpo por cintos e broches. Por cima da túnica usavam um xale preso também por broches ou fivelas e por baixo de tudo em geral usavam uma camisa de linho.
INDUMENTÁRIA DOS ETRUSCOS
Os trajes utilizados pela civilização eram, geralmente, costurados e drapeados. A mulher etrusca participava ativamente da vida pública e se igualavam aos homens, inclusive quando se falava em roupas. Elas usavam mantos e túnicas, semelhantes às vestimentas masculinas.
INDUMENTÁRIA DOS ASSÍRIOS
Homens vestiam uma túnica ou várias túnicas combinadas: esses trajes tinham manga-curta e eram presos