Gestao de pessoas n2
0,8 em 0,8 pontos
Em uma sociedade com graves problemas de justiça, como a brasileira, há quem defenda que a valorização da gestão da diversidade teria um aspecto altamente positivo por representar iniciativas promissoras de inclusão social (Fleury, 2000). No Brasil, vários grupos são historicamente marginalizados e seus membros excluídos do exercício da cidadania. As poucas políticas públicas de ação afirmativa têm eficácia duvidosa, como mostra a história recente. Nesse contexto, seriam bem vindas, portanto, práticas empresariais inovadoras, como a gestão da diversidade por empresas – brasileiras ou não – que atuam no contexto brasileiro. (ALVES E GALEÃO-SILVA, 2004).
Quanto à diversidade e sua relação com o trabalho, avalie as afirmações:
I. A atenção à diversidade cultural pode ser considerada um dos princípios comprometidos com a equidade para que, por exemplo, todos os colaboradores de uma organização possam realizar aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.
II. Embora a desigualdade social seja afetada por fatores econômicos, gera pouco impacto sobre a qualificação necessária para o mercado de trabalho.
III. A diversidade de colaboradores sempre afeta de forma negativa a comunicação no âmbito da organização.
IV. Os trabalhadores advindos dos chamados grupos minoritários, ao terem a possibilidade de ingressar nas empresas acabam integrando-se melhor no âmbito social, adquirem maior autonomia, desenvolvem competências e melhoram sua qualidade de vida.
Está(ao) correta(as) a(s) afirmação (ões):
Resposta Selecionada:
Corretae.
Apenas as afirmações I e IV
Resposta Correta:
Corretae.
Apenas as afirmações I e IV
Feedback da resposta:
O objetivo principal da gestão da diversidade cultural é administrar as relações de trabalho, as práticas de emprego e a composição interna da força de trabalho a fim de atrair e reter os melhores talentos dentre os chamados grupos de minoria. Isso pode ser