Gestao de pessoas motivação
A motivação, um dos temas mais estudados e debatidos na pratica organizacional, é a ação ou efeito de motivar, é a geração das causas, motivos, sentidos ou razões para que uma pessoa seja mais feliz e efetiva em suas relações. Manter-se motivado num mercado de trabalho cada vez mais enxuto, exigente e seletivo tem sido uma tarefa muito difícil para grande parte dos profissionais brasileiros. Com uma taxa de desemprego maior que 5,6% segundo pesquisa realizada pelo IBGE em Fevereiro de 2013, os profissionais ficam no mercado por mais tempo do que o esperado e não sabem como fazer a diferença para retomar sua autoestima profissional.
Motivar-se é um processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamentos e ações. É o mecanismo que justifica, explica, estimula, caracteriza e antecipa fatos. É um determinado conjunto de motivos que gera um consequente conjunto de ações (motivo + ação = motivação).
MOTIVAÇÃO PESSOA-EMPRESA
As organizações são compostas de pessoas, que representam o coração da empresa, bambeando informações e ações para sua sobrevivência. Para que haja uma relação agradável entre homem-empresa é essencial harmonia e equilíbrio de interesse.
A Motivação precisa ser encarada como forma de valorizar o funcionário, que deve se sentir parte integrante da empresa e não simplesmente um seguidor de regras. Qualquer administrador responderia que o maior problema que ele enfrenta na sua empresa é a motivação, e que ele procura fazer algo que realmente incentive todos a trabalhar um pouco mais.
A motivação não é um produto acabado; antes há um processo que se configura a cada momento, no fluxo permanente da vida. Tem caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos á nossa frente algo a motivar-nos. Formalmente definida, a motivação se refere ás forças dentro de uma pessoa responsável pelo nível, direção e persistência do esforço necessário no trabalho. O nível é a quantidade de esforço