Gestao de negocios
Título
Fabricação de cachaça
Resumo
Elaboração de cachaça e principais alterações que podem ocorrer no produto
Palavras-chave
Cachaça; fabricação
Assunto
Alimentos e Bebidas
Demanda
Como fabricar cachaça desde a fermentação até o processo final, para se adequar a uma fabricação de qualidade. Preocupação devido a coloração um pouco azulada.
Solução apresentada
De acordo com a Lei 8.918, de 14 de julho de 1994, regulamentada pelo Decreto 2.314, de 4 de setembro de 1997, aguardente de cana, caninha ou cachaça é a bebida com graduação alcoólica de 38 a 54° GL, obtida do destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar, ou ainda pela destilação do mosto fermentado de cana, podendo ser adicionado de açúcares até 6,0g/L.
O processo de produção da cachaça artesanal envolve uma serie de detalhes especiais espalhados por todo o processo, desde a escolha do tipo de cana, passando pela época certa da colheita, o tempo de moagem, os ingredientes e o tempo de fermentação, a forma de destilação e os tonéis para o envelhecimento, até o engarrafamento.
A seguir está apresentado o processo de fabricação de cachaça de alambique:
1) Seleção da matéria-prima:
A cana-de-açúcar é a matéria-prima para a fabricação da cachaça; sua escolha e manuseio é de grande importância na eficiência da fermentação, destilação e em conseqüência, da qualidade do produto final. Recomenda-se que a cana usada na produção do destilado artesanal seja colhida manualmente; cana queimada trás grandes inconvenientes, como a queima de microorganismos, necessários para uma boa fermentação, tornando o caldo mais impuro, além da tendência de deterioração mais rápida da cana cortada.
Antes de cortar a cana é necessário observar sua maturação. Para isso, usa-se o refratômetro de campo que é um aparelho de simples manejo que dá diretamente o teor de sacarose. No Brasil, a
cana de açúcar atinge o ponto máximo de sacarose entre junho e julho e o solo ideal deve ter o pH