GESTAO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
A gestão de materiais é um processo no qual se planeja, executa e controla, em condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de materiais, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto. Os avanços tecnológicos têm impulsionado o aumento constante da complexidade assistencial, exigindo um nível de atenção cada vez mais elevado, por parte dos profissionais de saúde, criando uma demanda crescente por recursos materiais.
A administração de recursos materiais tem sido motivo de preocupação nas organizações de saúde, tanto nas do setor público, como no privado, que fazem parte da rede complementar do Sistema Único de Saúde “SUS”. As do setor público, devido a orçamentos restritos, necessitam de maior controle do consumo e dos custos para que não privem funcionários e pacientes do material necessário.
Antigamente, os hospitais enfrentavam grandes dificuldades financeiras devido ao desconhecimento dos custos reais de seus serviços prestados, falhas na apuração destes custos e estrutura organizacional inadequada, com baixa competitividade. Este trabalho trata da necessidade de um constante acompanhamento da composição de custos das entidades hospitalares. Nos últimos tempos se prepararam com melhor controle de seus gastos, exigindo maior controle de custos por procedimentos e estabeleceram prefixação as quais muitas instituições hospitalares aderiram, sem uma ideia precisa de qual eram seus reais custos nos mais variados procedimentos.
Informações Materiais e Equipamentos
Todo e qualquer tipo de materiais e/ou equipamentos devem conter informações características e/ou exigências documentais para facilitar não só a utilização pelos profissionais utilizá-los oferecendo uma melhor assistência aos pacientes e, além disso, permitir também uma avaliação do material e/ou equipamento. Essa avaliação segundo Rogante e Padoveze (2005) simplesmente são enfatizadas análise de amostras de produtos,