Gestao de logistica cadeia de suprimentos
a) As empresas primárias ou extrativas se dedicam basicamente à obtenção de matéria-prima. São as agrícolas, as pastoris, as de pesca, de mineração, prospecção e outras e, quanto ao seu proprietário, são exclusivamente as estatais, pois essa atividade primária tem forte elemento estratégico em um país.
b) As empresas secundárias ou de transformação são as que processam as matérias primas, transformando-as em produtos acabados - as mercadorias. Aqui se incluem as indústrias, basicamente dentro da iniciativa privada e, com as empresas do setor primário, são a maioria em quantidade, mas perdem das terciárias em percentual no Produto Nacional Bruto.
c) As empresas terciárias ou prestadoras de serviços são as responsáveis pelo oferecimento dos serviços especializados, sejam de organizações como bancos, hospitais, escolas, comércio em geral e outros, ou de profissionais liberais, como advogados, contabilistas e outros. Elas representam uma participação menor no Produto Nacional Bruto, mas sobrepujam de longe a quantidade de primárias e secundárias.
Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e