Gestao de Impactos Ambientais
FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ – ESTÁCIO/FAP
DISCIPLINA DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
TRABALHO DE ANÁLISE DE GESTÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA EMPRESA AGROPALMA
Nomes: Fabrício de Camargo Panhussatt
Linha de Pesquisa: Gestão Ambiental
Projeto de Pesquisa: Analise de gestão dos impactos ambientais na empresa Agropalma.
Prof. Responsável: Adriano José Garcia
JUSTIFICATIVA
A análise de gestão dos impactos ambientais na empresa Agropalma S/A, é fundamental para sua missão que é produzir e comercializar, no mercado nacional e internacional, óleo vegetal e derivados, garantindo o desenvolvimento sustentável do negócio, gerando riquezas e atendendo aos requisitos das diversas partes interessadas. Inserido neste contexto, a gestão dos impactos ambientais torna-se indispensável, quando o interesse da empresa é tratar o meio ambiente e as pessoas como prioridades.
Neste trabalho serão abordados alguns procedimentos de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento socioambiental.
Para tal finalidade, o trabalho fará uso de uma abordagem teórica, utilizando indicadores para quantificar a análise, tais como levantamento e monitoramento de Fauna (animais e vegetação) local.
1. INTRODUÇÃO
Para conhecer a gestão dos impactos ambientais da empresa Agropalma S/A faz necessário conhecer sua história e os motivadores para sua evolução.
O Grupo atua no segmento agroindustrial desde 1982, quando constituiu a primeira empresa denominada Companhia Real Agroindustrial S.A (CRAI), para desenvolver um projeto de cultivo de palma e extração de óleo de palma e óleo de palmiste, em uma área de 5 mil hectares, localizada no município de Tailândia no Estado do Pará.
Em 1989, o Grupo adquiriu a empresa Agropalma, vizinha à CRAI, também produtora de óleo de palma e palmiste, dobrando a capacidade produtiva do Grupo. Posteriormente, o Grupo adquiriu também mais duas áreas próximas, constituindo a AGROPAR