Gestao de desempenho
Muitas vezes trabalha-se o contexto organizacional para receber o programa e esquece-se de que mais difícil que alcançar o sucesso é mantê-lo.
A cultura organizacional tem identidade própria, gerando uma força reativa as interferências que possam ameaçar as suas consolidadas dinâmicas de trabalho. Certamente, uma organização que passará a fazer a Avaliação de Desempenho, terá que rever seus padrões, construir novas atitudes, novos comportamentos e uma nova sistemática de gerência.
Questão fundamental no planejamento dessa estratégia de implantação é a reflexão sobre a origem da idéia de se fazer a Avaliação de Desempenho. A idéia surgiu da alta administração, da área de Recursos Humanos ou dos funcionários da organização?
Quando há convergência de interesses o potencial de conflito é menor. Mas se não há, o conhecimento da organização vai ajudar a conciliar diferentes pontos de vista e resistências.
LUCENA (1992) alerta sobre a importância de diagnosticar com cuidado o ambiente organizacional e as características de cada cultura. Uma vez que as variáveis mais significativas que responderão pelo sucesso do processo de Avaliação de Desempenho estão fora do controle da área de Recursos Humanos, será indispensável identificá-la corretamente, tendo em vista dimensionar os riscos, confrontar alternativas, criar estratégias para agir proativamente e assegurar o êxito de sua operacionalização.Introduzir uma sistemática de Avaliação de Desempenho requer uma minuciosa análise do ambiente organizacional e muita habilidade na condução do processo, desde o seu começo, perdurando por todo o seu de tempo de vida.
Muitas vezes trabalha-se o contexto organizacional para receber o programa e esquece-se de que mais difícil que alcançar o sucesso é mantê-lo.
A