Gestao de contabeis
Análise das Demonstrações Contábeis Para a análise das Demonstrações Contábeis, primeiramente, o analista precisa saber o que se pretende obter com a análise, conhecer seus métodos, quem são seus usuários, qual a validade, confiabilidade, extensão e profundidade da análise. Através da análise das Demonstrações Contábeis, também é possível realizar uma melhor avaliação das possíveis áreas de risco da empresa. Objetivando abordar da melhor forma esta disciplina serão apresentados os conceitos de análise das demonstrações contábeis, como devem ser preparadas para análise, quais são os métodos de análise, suas principais características etc.
Conceitos:
Análise: Exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções, suas relações, etc. (Aurélio, 2000).
Análise Contábil: Análise que se fundamenta em normas, métodos e procedimentos indicados pela técnica e ciência da Contabilidade. Estudo de um ou vários fenômenos por suas partes, em um patrimônio. (Sá,1995).
Análise de Balanços: Estudo das demonstrações contábeis de uma empresa com o propósito de avaliar sua situação econômico-financeira. (Aurélio, 2000).
Demonstração Contábil: Peça em forma técnica que evidencia um fato patrimonial, um conjunto de tais fatos ou todo o sistema de Contas. São demonstrações contábeis o Balanço do Exercício, a Demonstração dos Resultados do Exercício, a Demonstração de Origem e Aplicações de Recursos, a Demonstração das Variações do Patrimônio, etc. (Sá,1995).
Pela definição dos conceitos acima, pode-se afirmar que a Análise das Demonstrações Contábeis é um instrumento que possibilita conhecer melhor a evolução dos negócios das empresas e possibilita uma melhor análise e avaliação das políticas e estratégias de negócios adotadas pela administração da entidade. Para Iudicibus a análise de balanços é o estudo da situação de uma parte, de um sistema de partes ou do todo patrimonial de uma empresa