Gestao De Conhecimento
A. Socialização: é a conversão do conhecimento tácito em tácito. Dá-se pela troca de conhecimento entre os indivíduos, adicionando-lhes valor. A socialização é um método de compartilhamento por meio de experiências, imitação, observação e troca de informações por meio de reuniões (tipo sessões de brainstorm) entre os indivíduos na busca da construção do conhecimento tácito. Para que esse tipo de compartilhamento tenha sucesso, o ambiente tornase fundamental. Para Davenport e Prusak (1998), o ato de transferir conhecimento exige duas ações necessárias, ou seja, a transmissão do conhecimento e a sua recepção. Segundo os mesmos autores, a comunicação é fundamental para a transmissão do conhecimento, e uma maneira eficaz seria colocar pessoas – detentoras de expertise - em contato direto com outros indivíduos, de diversas áreas, por meio de conversas e participações em projetos. Para Choo (2003), as histórias vivenciadas e as experiências contadas são formas de compartilhar conhecimento tácito entre os indivíduos.
B. Externalização: é a conversão do conhecimento tácito em explicito, por modo da articulação para que outros possam compartilhar o conhecimento.
29
C. Combinação: transformação de conhecimentos explícitos em explícitos, quando são criados conjuntos sistemáticos de conhecimentos explícitos, disseminados entre os membros de uma organização. As bases de dados podem ajudar nesse processo.
D. Internalização: é o processo de incorporação do conhecimento explícito ao tácito e está intimamente relacionada com “aprender fazendo”. Os conceitos de produtos e os procedimentos de fabricação (conhecimento explícito) são atualizados através da ação e da prática. O conhecimento desses procedimentos torna-se know-how técnico quando é internalizado como conhecimento tácito
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do Conhecimento é uma necessidade premente das empresas, porquanto desenvolver o Know – How (saber) das pessoas na organização é imprescindível às
empresas