Gestao de conhecimento
A indústria farmacêutica é a industria cujo negócio é a produção de medicamentos. É uma atividade de pesquisa, desenvolvimento, comercialização e distribuição de drogas farmacêuticas.De modo geral, a fabricação e comercialização de medicamentos acontece somente após um longo processo, que envolve meses ou anos de pesquisas, testes e pesados investimentos. Para o desenvolvimento de uma nova droga, osprocessos de pesquisa e aprovação pelos órgão reguladores competentes seguemuma longa trajetória, envolvendo inicialmente a extração da molécula, etapas detestes farmacológicos, toxicológicos e de segurança até a aprovação final. Quando um medicamento é descoberto por uma determinada empresa, esta pode requerer a patente da fórmula. Outras empresas que desejem fabricar a mesma fórmula devem pagar royalties à detentora da patente. O retorno da maior parte do investimento feito em PeD ocorre na forma de receitas advindas da venda de royalties, além da comercialização direta dos medicamentos.
O setor farmaceutico é formado por uma cadeia de serviços interdependentes, que determinam a trajetória dos remédios, desde sua produção até a venda para a população, sendo, assim, interligados industria, distribuição e varejo.
Nas últimas décadas, as grandes empresas farmacêuticas frequentemente têm sua imagem afetada negativamente, dada a relação entre saúde e mercado, o que, em última instância, significa a transformação da saúde em mercadoria.Os críticos afirmam que as pesquisas da indústria farmacêutica são orientadas basicamente pelo lucro, o que dá lugar à existência das chamadas doenças negligenciadas. Essas doenças afetam principalmente a população mais pobre dos países em desenvolvimento, que não pode pagar altos preços pelos remédios de que necessita. Assim, a indústria privilegia os investimentos na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para doenças que afetam a população mais rica - mais concentrada nos países desenvolvidos -, pode pagar e garantir o