Gestao de conhecimento
Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida na Disciplina Gestão de Conhecimento, é uma exigência do processo avaliativo do Curso de Administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem. Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam o aprendizado no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam à apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O conhecimento é o ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da razão ou da experiência.
O conhecimento existe dentro das pessoas, desta forma ele é complexo e imprevisível, não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos e intuitivo.
Para Nonaka e Takeushi (1997, p 63) “o conhecimento, diferentemento da informação, refere-se a crenças e compromisso.” Estes autores classificaram o conhecimento humano em dois tipos: conhecimento explícito e conhecimento tácito.
Conhecimento tácito é aquele que a pessoa adquiriu ao longo da sua vida, este conhecimento é dificil de ser articulado na linguagem formal, e esta relacionado com fatores intangíveis, tais como: intuições, crenças, habilidades e perspectivas.
O conhecimento tácito só poderá ser avaliado por meio da ação.
Conhecimento explícito é claro, formal, fácil de ser comunicado, podendo ser formalizado em números, formúlas científicas, manuais, diagramas, etc.
O conhecimento explicíto geralmente esta registrado em artigos, livros, revistas e documentos. Este conhecimento pode ser rapidamente transmitido as pessoas, e geralmente é confundido com informação.
Gestão de conhecimento é a arte que promove, com visão integrada e sistêmica, o gerenciamento e o compartilhamento das informações e ambientais da empresa. Essa gestão é um processo contínuo de aprendizagem nas organizações e acontece a