GESTAO DE CONFLITOS INTELIGÊNCIA EMOCIONAL IE
Segundo Goleman (1995, p. 303):
Emoção é um sentimento e seus pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos, e a uma gama de tendências para agir. Há centenas de emoções, juntamente com suas combinações, variações, mutações e matizes. Ira, tristeza, medo, prazer, amor, surpresa, nojo, vergonha, etc.
PRECISO FALAR QUE DENTRO DA
- IRA TEM A FURIA, REVOLTA, RESSENTIMENTO, RAIVA, ÓDIO,
- TRISTEZA TEM SOFRIMENTO, MÁGOA, DESÂNIMO, AUTOPIEDADE, DESPERO.
- MEDO TEM ANSIEDADE, APREENSÃO NERVOSISMO, PREOCUPAÇAO, PAVOR, FOBIA.
- PRAZER TEM FELICIDADE, ALEGRIA, ALÍVIO, DIVERSÃO, SATISFAÇÃO.
- AMOR TEM ACEITAÇÃO, AMIZADE, CONFIANÇA, AFINIDADE, PAIXÃO.
- SURPRESA TEM CHOQUE, ESPANTO, PASMO, MARAVILHA.
- NOJO TEM DESPREZO, DESDÉM, ANTIPATIA, REPULSA.
- VERGONHA TEM CULPA, VEXAME, MÁGOA, REMORSO, HUMILHAÇÃO.
Para Coleman, a IE pode ser mapeada em 05 áreas de habilidades (1995, p. 55):
1) Conhecer as próprias emoções. Autoconsciência – reconhecer um sentimento quando ele ocorre – é a pedra de toque da inteligência emocional. É a capacidade de controlar sentimentos a cada momento é fundamental para o discernimento emocional e para a autocompreensão. A incapacidade de observar nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles. As pessoas mais seguras acerca de seus próprios sentimentos são melhores pilotos de suas vidas, tendo uma consciência maior de como se sentem em relação a decisões pessoais, desde com quem se casar a que emprego aceitar.
2) Lidas com emoções. Lidar com os sentimentos para que sejam apropriados, é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência. É a capacidade de confortar-se, de