Gestao de compra
INTRODUÇÃO Em média as empresas gastam 50% de sua renda proveniente das vendas na compra de matérias-primas, componentes e suprimentos; Desta forma assume o verdadeiramente estratégico negócios de hoje em dia; papel nos
Deixa de ser uma atividade burocrática, repetitiva e um centro de despesas para se tornar UM CENTRO DE LUCROS; Hoje é vista como parte do processo logístico das empresas ou seja faz parte integrante da Cadeia de Suprimentos (ou Supply Chain)
GESTÃO DE COMPRAS
OBJETIVOS A. Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção (materiais diretos ou produtivos). Ou para o restante da organização (materiais indiretos ou improdutivos ou auxiliares), na qualidade desejada. B. Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa C. Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de quantidade e qualidade D. Procurar sempre as melhores condições para empresa, principalmente de pagamento. E. Relacionamento com fornecedores. F. Entender as especificações do solicitante. G. No momento preciso. Rastreamento do pedido. Controle de estoque. Período de recebimento.
GESTÃO DE COMPRAS
CICLO DE COMPRAS O ciclo de compras consiste em seguir os seguintes passos: 1) Receber e analisar as requisições de compras; 2) Selecionar fornecedores. Encontrar fornecedores potenciais, emitir solicitações para cotações, receber e analisar cotações e selecionar o fornecedor correto (mínimo de três cotações); 3) Determinar o preço correto; 4) Emitir pedidos de compra; 5) Fazer um acompanhamento para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos; 6) Receber mercadoria e verificar se o que foi entregue está de acordo com o pedido; 7) Armazenar e controlar o estoque; 8) Aprovar a fatura para o pagamento do fornecedor e 9) Avaliar a performance do fornecedor. Continuidade ou eliminação.
GESTÃO DE COMPRAS
CUIDADOS COM RECEBIMENTO
1. Prazos