Gestao de cadeia de suprimentos
Os canais de distribuição reversos tem sido pouco estudados ate o momento. Certamente o motivo desse pouco interesse pelo estudo dos canais de distribuição reversos e em sua pouca importância econômica, quando comparada com os canais de distribuição diretos.
2) Discuta alguns exemplos de canais reversos que você conhece e estabeleça suas etapas reversas.
Existem diferenças fundamentais entre a Logística convencional e seu sistema reverso, dentre as quais estão: Na Cadeia Logística convencional os produtos são puxados pelo sistema, enquanto que na Logística Reversa existe uma combinação entre puxar e empurrar os produtos pela cadeia de suprimentos. Isto acontece, pois há, em muitos casos, uma legislação que aumenta a responsabilidade do produtor. Quantidades de descarte já são limitadas em muitos países. O processo produtivo ultrapassa os limites das unidades de produção no sistema de Logística Reversa. Os fluxos de retorno seguem um diagrama de processamento pré-definidos, no qual os produtos (descartados) são transformados em produtos secundários, componentes e materiais. Os processos de produção aparecem incorporados à rede de distribuição. Ao contrario do processo convencional, o processo reverso possui um nível de incerteza bastante alto. Questões como qualidade e demanda torna-se difíceis de controlar. 3) Analise os canais reversos de reuso, desmanche e reciclagem, distinguindo suas principais características. Quais diferenças principais podem ser observadas?
Os canais reversos de 'reuso' são definidos como aqueles em que se tem a extensão do uso de um produto de pós-consumo ou de seu componente, com a mesma função para a qual foi originalmente concebido, ou seja, sem nenhum tipo de remanufatura (CLM, 1993: 3). O termo 'pós-consumo' é adotado como sinônimo de bem usado, mesmo que haja interesse em sua reutilização. Após os bens atingirem seu efetivo fim de