Gestao da Qualidade
Em que consiste a gestão da qualidade total? O que propõe?
Quais os objetivos que persegue de modo a favorecer o mundo empresarial?
Vivemos, atualmente, em um mundo de economia globalizada, num mercado sem fronteiras e internacionalizado, que leva as empresas a buscarem uma maior competitividade de seus produtos e/ou serviços. Para que estas empresas
(organizações humanas) sobrevivam de forma sustentável neste ambiente competitivo, é necessário que se tenha um excelente sistema de gestão e, que o mesmo, aborde uma filosofia global do negócio (visão holística). POR QUE A QUALIDADE TOTAL? CLIENTE cada vez mais EXIGENTE, exigindo da empresa competência para satisfazê-lo.
CONCORRÊNCIA cada vez mais ACIRRADA, exigindo da empresa capacidade para competir.
MUDANÇAS constantes, exigindo velocidade, flexibilidade, agilidade.
SER HUMANO fazendo a diferença, exigindo valorização das pessoas.
Comprometimento com a SOCIEDADE, exigindo uma visão global do papel da empresa.
CONCEITOS DE QUALIDADE
Uma Organização com bom desempenho gasta 80% de seu esforço na prevenção de problemas, enquanto uma Organização de baixo desempenho gasta 90% de seu tempo corrigindo sintomas em vez de causas de problemas.
O QUE É QUALIDADE?
“Perseguição às necessidades dos clientes, homogeneidade dos recursos do processo, previsibilidade e redução da variabilidade”.
(Edward Deming)
“Adequação ao uso através da percepção das necessidades dos clientes e aperfeiçoamentos introduzidos a partir de patamares já alcançados”. (Juran)
GESTÃO DA QUALIDADE É...
“Um sistema gerencial no qual todas as pessoas, de todos os setores em todos os níveis hierárquicos, de uma organização cooperam em promover e engajar vigorosamente as atividades do controle da qualidade por toda empresa”.
Fonte: NIPPON KAYAKU PHARMACEUTICAL
EVOLUÇÃO DA QUALIDADE - AS QUATRO
PRINCIPAIS FASES DA QUALIDADE
Inspeção
Preocupação básica: Verificação
Visão da