Gestao da Qualidade
1) A Hippychick Moda Infantil, confecção de roupas infantis, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), terceirizava sua produção para uma oficina de costura flagrada explorando trabalho escravo. Entretanto, a Hippychick Moda Infantil tinha desde outubro de 2012 o selo da Associação Brasileira do Vestuário Têxtil (ABVTEX) de responsabilidade social. A ABVTEX informa que, a partir das denúncias, a empresa Hippychick Moda Infantil teve suspensa a Certificação de Fornecedores. A certificação foi obtida em outubro de 2012, após auditoria realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. O Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho, que também participou da operação de libertação dos trabalhadores, investigam a responsabilidade das Lojas Americanas na exploração do trabalho escravo. Segundo o MPT, a suspeita é de que as peças produzidas pela oficina terceirizada eram revendidas exclusivamente nas Lojas Americanas com a marca “Basic+ Kids”, o que pode fazer com que a rede varejista seja considerada responsável pela situação a que os trabalhadores estavam submetidos. As Lojas Americanas disseram que repudiam qualquer tipo de trabalho realizado em condições degradantes e que estão apurando o ocorrido. A empresa informou, ainda, que cancelou as relações comerciais com a fornecedora.
A• Como a Hippychick conseguiu a certificação?
Em 2012 o foco da empresa era na qualidade baseando nas normas, processos e a busca pela qualidade total em seus produtos e serviços. A confecção não é fornecedora das redes signotórias e a época da auditoria não havia registro de subcontratados no seu processo produtivo.
B• Vocês consideram que a Lojas Americanas também é responsável pela situação de exploração do trabalho? Justifique.
Sim, pois a praticamente imprescindível que uma empresa não saiba como o produto que ela vende em suas lojas são produzidos. E também pelo baixo preço em que a lojas americanas pagava pelas peças produzidas pela