gestao da qualidade
2.3.1 Descrição
É uma ferramenta gráfica, que permite identificar detalhadamente, todos os passos necessários para obtenção de um certo objetivo. Seu uso permite que se chegue ao nível de maior detalhamento de um planejamento. O nome da ferramenta provém da sua semelhança com a estrutura ramifica de uma árvore.
2.3.2 Finalidade
Desdobrar, deduzir, particularizar com o intuito de determinar o meio mais eficaz de atingir um objetivo.
Estruturar de maneira lógica e ordenada o detalhamento/desdobramento dos assuntoschave.
Estabelecer a sequência de atividades que garantam o alcance dos objetivos e resultados desejados. Para garantir o encadeamento lógico das atividades, a construção do diagrama exige que se perguntem, sequencialmente, quais os modos e recursos necessários para perseguir um objetivo.
Criar um foco de atenção / concentração para qualquer equipe que deseja ter certeza de que todas as etapas estão contempladas e que as conexões entre modos e recursos são lógicas e harmônicas.
O diagrama é usado na etapa de definição do plano de implementação da solução, respondendo a pergunta “O que fazer?” do 5W2H.
Serve como um mapa, onde são mostradas todas as tarefas a serem realizadas, para orientação e posterior verificação. A figura 6 mostra um típico diagrama de árvore.
Figura 9 - Diagrama Árvore
Etapas de construção: 1. Estabelecer o objetivo (projeto). 2. Listar as atividades. 3. Listar as tarefas necessárias para cada atividade.
4. Montar o diagrama no sentido projeto – atividade – tarefa. Considerações adicionais:
Expressar o projeto, as atividades e as tarefas com um mínimo de palavras.
Para a determinação das tarefas pode-se utilizar as técnicas de geração de opiniões, como o brainstoming, com uma seção para cada atividade.
Quando se deseja determinar uma sequencia lógica de ideais relacionadas com o problema, de forma que este possa ser dividido em níveis crescentes de detalhes que representem itens que podem ser