Gestao da qualidade
Competitividade e Qualidade são dois conceitos que, actualmente, são indissociáveis. Com o aparecimento da norma
“ISO 9001:2000 – Sistemas de Gestão de Qualidade –
Requisitos” as Organizações procuram cada vez mais dar ênfase aos seus processos numa lógica de poder assegurar a sua competitividade.
Num mercado globalizado, qualquer organização que queira ser competitiva, ou líder de mercado, tem cada vez mais necessidade de encontrar formas de gestão que lhe permitam responder adequadamente aos novos desafios impostos. Um conjunto de ferramentas e metodologias sustentadas numa política de Gestão de Qualidade é essencial na resolução desta problemática.
A perspectiva destes novos desafios que as Organizações têm de enfrentar na era Globalizada, criaram na Link o interesse em desenvolver um sistema capaz de gerir com eficácia a informação relativa à Gestão da Melhoria Contínua, no que respeita ao ciclo das ocorrências que vai desde o seu registo, análise, acompanhamento, avaliação da eficácia, até ao seu encerramento, e que deve envolver os vários níveis da organização. Neste contexto surgiu o GO/SGQ.
Um sistema tradicional de comunicação não permite capturar de forma simples a totalidade do contexto das não conformidades, transmiti-lo em tempo útil a todos os interessados e sistematizar uma visão global da situação (cliente, gestão, produção, fornecedores, ...). Não existindo uma visão global e centralização da informação, o gestor não consegue agir de forma sistematizada, cooperativa e rápida. Consequentemente, é afectada a capacidade de agir segundo políticas de melhoria contínua, uma vez que os seus procedimentos exigem uma análise de dados completa e contextualizada.
O GO/SGQ é uma ferramenta que simplifica o modo de planear e implementar os processos de monitorização, medição, análise e melhoria. Isto porque, notifica automaticamente todos os intervenientes da entrada no sistema de uma Não