Gestao da qualidade
RESENHA
A metodologia Seis Sigma é nada mais que Kaizens, ou seja, melhorias contínuas e o CEP – Controle Estatístico de Processos, onde são ferramentas de eliminação de defeitos e desperdícios. Através destas metodologias se reduzem custos e conquistam-se cada vez mais clientes. Os Seis Sigma busca uma satisfação permanente dos clientes, menos variabilidade e defeitos, onde os problemas são analisados sob um ponto de vista científico.
O Seis Sigma é considerado o maior impacto do momento sobre a estratégia da Qualidade, intensificando-se a necessidade de entender e reduzir as variações em vez de somente estimá-las, tendo como desvantagem as questões de serem diretamente ligadas com a vontade da alta diretoria, ou seja, caso decidam vetar os processos não há nada a ser feito e o colaborador tendo sua função, irá exerce somente um único ofício, sendo que seu cargo anterior não poderá ser mais ocupado.
A implantação dos Seis Sigma em uma organização será por uma equipe altamente capacitada estatisticamente nos processos, a fim de encontrarem a solução para a verdadeira causa dos problemas.
Enfim, os Seis Sigma é uma nova estratégia no mercado, necessitando de algum tempo para conhecermos seus benefícios, pois o uso de suas ferramentas estatísticas não se trata apenas de uma metodologia, mas sim de processos de serviços, diferenciando-se somente na forma de abordagem.
Devera haver também um conhecimento das características da empresa para assim acontecer tudo de forma fluente.
A questão principal do livro:
A principal meta do Seis Sigma é reduzir defeitos, erros e falhas a um valor próximo de zero, com isso se obtém a satisfação do cliente, e clientes satisfeitos continuam comprando produtos e serviços. Clientes satisfeitos normalmente contam aos seus amigos o quão satisfeito eles estão, mas clientes insatisfeitos normalmente contam para todo mundo, mesmo para estranhos, o tamanho de sua