Gestao da informacao
8
Introdução
“Não existe mais nenhuma distinção entre um projeto de Tecnologia da Informação e uma iniciativa de negócios.” (Mark Hall)
É fato que a Tecnologia da Informação é um dos condutores-chave dos negócios no século XXI, fornecendo novas fontes de receita e oportunidades. A Tecnologia da Informação permite às organizações desenvolverem estruturas radicalmente novas como redes de valores, nas quais uma empresa focal empreende atividades básicas essenciais e terceiriza tarefas não fundamentais para parceiros na rede. A tecnologia tem levado a novos modelos e tipos de negócios, tem-se entrelaçado intimamente com a estratégia corporativa.
Alguns argumentam que a TI não é importante, que todos têm acesso à mesma tecnologia, de modo que ela não pode fornecer vantagem competitiva. Embora essa argumentação pareça razoável no contexto de uma visão estratégica baseada em recursos, ela não aborda diversos pontos importantes. Primeiro, algumas empresas obtiveram uma significativa vantagem por serem pioneiras com a TI e mantiveram essa vantagem quando os concorrentes tentaram adotar seus modelos de negócios. Segundo, adquirir tecnologia não é suficiente para conferir vantagem competitiva; a organização deve administrar a TI para obter retorno de seus investimentos em tecnologia.
Esta disciplina é sobre a necessidade de gerir a TI de modo a executar planos de forma bem-sucedida. Conhecimentos e habilidades gerenciais são recursos-chave para obter vantagem competitiva e, de fato, podem prover a principal competência básica de uma organização na sociedade pós-industrial.
O objetivo é entretecer uma quantidade de temas sobre TI para motivar você a exercer um papel ativo na gestão da tecnologia. Esta tarefa não recai apenas no executivo-chefe de informações e na sua equipe; a gestão eficaz da TI depende de todos os empregados de uma organização. A tecnologia muda a estratégia dada a presença da Internet e uma economia