Gestao coorporativa
MÓDULO: GOVERNANÇA CORPORATIVA
PROF. LUIS CARLOS
ALUNO: NIVALDO DE P. CARDOSO
ATIVIDADE
1. LEVANDO EM CONTA O QUADRO “RAZÕES FUNDAMENTAIS DO DESPERTAR DA GOVERNANÇA CORPORATIVA” FAÇA UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, SEUS BENEFÍCIOS E AVANÇOS PARA AS ORGANIZAÇÕES CAPITALISTAS CONTEMPORÂNEAS.
O termo Governança Corporativa ou o movimento pela governança corporativa passa a despontar no cenário mundial a partir do início da década de 80 nos Estados Unidos, como consequência dos abusos de alguns dirigentes de empresas, despontando na época o caso Texaco, que provocou a reação de grandes acionistas institucionais, notadamente de fundos de pensão. Essas situações de conflitos no ambiente corporativo entre acionistas, administradores e demais partes interessadas nos negócios organizacionais e consequentemente as assimetrias resultantes, fez com que eclodisse a partir da década de 80.
Uma intensificação de estudos e pesquisas tanto no âmbito acadêmico como no empresarial e governamental, que culminou em mudanças na legislação, criação de procedimentos e práticas de gestão e maior cobrança dos administradores na condução dos negócios das empresas. Esses processos e sistemas de relacionamento entre os administradores, acionistas e demais partes interessadas, passa a ser denominado, dentre suas variadas conceituações, de governança corporativa.
2. COMO VOCÊ VÊ A POSSIBILIDADE DA FORMAÇÃO DE CONSELHOS DIRETORES JUNTO AS EMPRESAS LOCAIS EM SEU ESTÁGIO ATUAL? POSSÍVEL OU NÃO? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.
Os proprietários das empresas da região no geral precisam se profissionalizar, com paradigmas antigos e gestões familiares, entraram em um comodismo geral, não investem no capital intelectual de seus gestores, centralizando todo o poder e delegando poderes aos demais, para a formação de um conselho diretor, primeiramente deveriam incorporar em suas empresas as prática de governança corporativa,