gestao conhecimento
*Definição: é uma tentativa sistemática de criar, reunir, distribuir e usar conhecimento.
*Definição de inovação: conjunto amplo de intervenções deciçoes e processos , com certo grau de intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, idéias culturas, conteúdos, modelos e praticas.
*Conhecimento: é a máxima utilização de informações e dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, idéias, intuições, compromissos e motivação.
Ativos intangíveis = conhecimento = capital intelectual
Os componentes para transformar uma organização em uma organização que aprende, por Peter Senge.
1. Domínio pessoas
2. Modelos mentais
3. Visão compartilhada
4. Aprendizado em equipe
5. Pensamento sistêmico
Capital intelectual:
- Capital humano: conhecimento na cabeça dos colaboradores
- Capital em clientes: valor dos relacionamentos que a empresa mantem com as pessoas e as organizações com as quais negocia. É medido em fatia de mercado, índice de fidelização de clientes , lucro etc...
- Capital estrutural: conhecimento retido dentro da organizaçao , pertence a todos, portanto, pode ser retido e compartilhado.
Formas do conhecimento
-Conhecimento explicito: conhecimento facilmente comunicável, registrável em livros revistas, artigos e documentos de modo geral. É fácil de articular, manipular e transmitir. Modo dominante de conhecimento na tradição ocidental.
-Conhecimento tácito : é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas , obtido através da experiência que cada um adquiriu ao longo de sua vida. O conhecimento tácito é pessoal, sensível ao contexto, por isso difícil de formalizar e comunicar. O conhecimento é a base do conhecimento explicito, um não existe sem o outro, mas o conhecimento tácito e o mais valioso.
Os quatro processos de transformação do conhecimento A formação do conhecimento organizacional é uma formação continua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o explicito.