gestao ambiental
A modernização tem seu significado os nossos social-democratas e neoliberais, não estão com a dependência externa e a participação do Brasil no sistema global, esse pensamento torna eles fechados só no que falam e não no que existe. O problema não é o sistema, mas sim o homem, precisa se modernizar, esquecendo velhos costumes assim surgindo uma sociedade capitalista.
A modernização brasileira foi o tema escolhido para a campanha do presidente Collor, com a legislação das patentes, essa legislação só teve efeito com a pressão de Washington, medicamentos, alimentos, produtos e pressos biotecnológicos agora podem ser patenteados. Até mesmo por razões e lógicas o homem moderno deveria estar interessado na preservação da biodiversidade brasileira, infelizmente essa questão ficou excluída das discussões sobre a lei das patentes, o sistema de patentes poderia ajudar a proteger a biodiversidade de uma exploração de recursos genéticos de plantas e animais, seriam aproveitados em base sustentável, só assim a biodiversidade pode ser salva através de patentes.
Os dois movimentos opostos de análise de Simondon como artificialização do objeto natural e concretização do objetivo técnico são muito importantes, revelam a prevenção da natureza através de procedimentos biotecnológicos. O objetivo técnico pensado e construído pelo homem, não se limita apenas a criar uma medição entre o homem e a natureza, o trabalho de simondon, foi uma relação positiva entre a natureza e a tecnologia, em pensar em salvar a biodiversidade e a tecnologia.
A nova colonização genética
Vandana uma cientista e ambientalista corre o mundo dizendo que os grandes conflitos da apropriação dos recursos genéticos necessários às próximas revoluções tecnológicas.