gestao ambiental
Sistemas de Gestão Ambiental e Medidas de Desenvolvimento
Sustentável: Análise dos Programas Sócio-ambientais de uma
Empresa do Setor Bancário
RESUMO
A relação entre meio ambiente e sociedade aparece cada vez com mais freqüência e evidência no cotidiano, vista quase sempre com certa preocupação, devido ao processo de conscientização ambiental. As empresas têm sido incentivadas a adotar ações que condizem com a situação ecosocial do planeta, assim, aplicam junto à suas produções, a sustentabilidade. Esta pesquisa procura explanar como as instituições têm lidado com esta nova realidade do mercado e do meio ambiente. Busca também questionar a dicotomia entre acúmulo de capital e responsabilidade ecosocial. É baseada no argumento que defende a idéia que no sistema econômico atual as empresas têm estabelecido uma relação muito estreita com as causas ambientais e que as mesmas têm sido determinantes na sobrevivência e sucesso das empresas.
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável.
1. INTRODUÇÃO
Devido ao aumento da competitividade entre instituições, o avanço da tecnologia, a mudança no tipo de consumidor; o cliente se torna mais ciente, crítico e exigente em relação àquilo que consome. (PHILIPPI, 2005).
A consciência adquirida pelos alarmantes movimentos políticos, sociais e ambientais que surgiram a partir da década de 70, fizeram, com que as empresas passassem a desempenhar novos papéis no cenário social (DEMING, 1990).
A gestão ambiental surge com relevante importância, no planejamento de empresas que prezam não apenas pelo lucro imediato, mas sim, por uma melhor qualidade de vida dos seus clientes, do meio ambiente e um maior tempo de atuação no mercado. Para alcançar seus objetivos, as empresas buscam uma avaliação contínua que inclui: planejamento, implementação, monitoramento e a revisão de procedimentos, com o intuito de minimizar os impactos ambientais ocasionados pelas atividades