Gestao ambiental na industria de lampadas
EN4115 - GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA
ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À INDÚSTRIA DE LÂMPADAS COM FOCO NA EMPRESA PHILIPS
Santo André
2012
1. Introdução
1.1 A gestão ambiental
“A gestão ambiental é o controle apropriado do meio ambiente físico, para propiciar o seu uso com o mínimo de abuso, de modo a manter as comunidades biológicas, para o benefício continuado do ser humano.” Ou seja, ela se baseia na administração correta do uso dos recursos ambientais, utilizandoartifícios econômicos, investimentos, e jurídicos, para manter ou recuperar a qualidade de recursos e desenvolvimento social
Com o avanço das indústrias, a partir do século XIX, a necessidade de matéria prima passou a ser muito grande, fazendo com que a natureza fosse imensamente degradada, já que não havia nenhum tipo de preocupação ambiental.
A degradação ambiental torna-se um custo para a própria sociedade que terá que arcar com esta responsabilidade. Assim, surge à necessidade de melhorias nos processos produtivos diminuindo assim o consumo de insumos e geração de resíduos. Tais problemas podem ser atenuados ou evitados através de leis, fiscalizações, punições e benefícios fiscais, juntamente com a Gestão Ambiental que por sua vez desenvolve e implanta políticas e estratégias ambientais otimizando os processos de gerenciamento e proporcionam benefícios estratégicos como benefícios econômicos.
São utilizados, na gestão ambiental, alguns modelos e práticas como visto na figura 1. Alguns desses modelos se fazem presente na indústria de lâmpadas e serão abordados com maior profundidade neste trabalho.
Figura 1: instrumentos da gestão ambiental
1.2 Lâmpadas
O surgimento da lâmpada se deu em meados do século XIX , facilitando a vida do homem, que passou a ter uma iluminação cada vez melhor com o passar do tempo.
A lâmpada incandescente foi utilizada