GESTANTES USUÁRIAS DE DROGAS
GESTANTES USUÁRIAS DE DROGAS: UMA REALIDADE PREOCUPANTE.
Autora: Pippi, G. A.*
Orientadora: Peruzzolo, D. L.**
Co-autores: Cardoso, F. A. A. R.* Zart, E.*
*Acadêmicas do curso de Terapia Ocupacional UFSM/RS
**Docente do curso de Terapia Ocupacional UFSM/RS
Palavras chave: gravidez, drogas, assistência às usuárias de drogas.
Introdução: O uso de drogas vem tornando-se um problema grave de saúde pública. O consumo começa cada vez mais cedo e atinge tanto homens quanto mulheres. Porém as consequências às mulheres trazem questões sociais, culturais e pessoais diferentes das enfrentadas pelos homens. Essas questões tornam-se mais delicadas e preocupantes quando a mulher passa pelo período de gestação e enfrenta o uso de drogas simultaneamente.
Objetivo do estudo: realizar uma revisão bibliográfica para investigar as abordagens que os artigos trazem em relação ao tema uso de drogas de abuso na gravidez.
Método: realizou-se uma busca eletrônica através do google acadêmico, utilizando os termos “gravidez e drogas”, “gestação e drogas” e “gestantes usuárias de drogas” selecionando doze artigos produzidos entre 1990 e 2012, no idioma português, que estavam relacionados ao tema.
Principais resultados:
Conclusões: Desta forma percebe-se o contexto em que se encontram essas mulheres e as possíveis conseqüências de suas atitudes frente às drogas, porém os artigos não abordam sobre a assistência/atenção dada às estas mulheres. Como é tratada a saúde mental de mulheres antes, durante e depois da gravidez? Como as gestantes usuárias de drogas chegam aos serviços de saúde e quais serviços elas utilizam? Estas são questões que os estudos não abordam, entretanto são