Gestalt
Proporção
As relações entre as medidas do contorno de um campo visual ou de um objeto e as medidas das partes ocupadas por elementos nele dispostos ou montados podem ser arbitrárias ouobedecer a uma ordem matemática, geométrica ou determinada intuitivamente.Os elementos devem ser combinados com um sentido de ordem e unificação, de maneira quecada um deles seja parte integrante do todo. A proporção implica, obviamente, sempre umacomparação entre dois ou mais elementos.
Representativa da evolução do Homem, esta figurademonstra bem o conceito de proporção. Podemos perfeitamente avaliar dimensionalmente o tamanho dosdiversos indivíduos e estabelecer, de modo aproximado, as relações de escala destas dimensões. Nesse caso,mais fácil ainda, porque a referência é conhecida, ouseja, o próprio homem. 0 contraste predominante nafigura é, obviamente, o dimensional.É fácil também intuir a proporção e a escala dessa tesoura, exatamentepelas dimensões da mão humana. Além dos contrastes dimensionais, existem os contrastes cromáticos dados pelas variações tonais nas cores quentes e frias, o que torna a composição atraente. 0 equilíbrio é dinâmico e aharmonia do conjunto é muito bem ordenada.Aqui, acontece a mesma coisa. 0 contraste principal é o dimensional. É possível avaliar asdimensões do carro e de suas partes pela referência representada pela figura humana. Com relação ao veículo, é interessante ressaltar a predominância do acromatismo com seu contraste serestringindo ás variações tonais da cor cinza. Aharmonia do conjunto se destaca pelo ordenamento e clareza visual.
Contraste
Proporção
& Escala
Os elementos ou unidades formais definem-se uns em relação aos outros. Um elemento égrande ou pequeno, claro ou escuro, pesado ou leve, frio ou quente, etc, sempre comparativamente a outro elemento próximo ao campo visual ou nas partes que configuram um objeto.Essa relação chama-se escala e é um meio para reproduzir realisticamente as relações