Gestalt
Palavra alemã sem tradução exata em português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar. A Gestalt ou psicologia da forma, surgiu no início do século XX e, diferente da Gestalt-terapia, criada pelo psicanalista berlinense Fritz Perls (1893-1970), trabalha com dois conceitos: supersona e transponibilidade.
Supersonana: e acordo com a teoria Gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias.
Transponibilidade : independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma é que sobressai
Principais representantes
Max Wertheimer (1880-1943). Wertheimer demonstrou que quando a representação de determinada frequência não é transposta se tem a impressão de continuidade e chamou o movimento percebido em sequência mais rápida de "fenômeno phi".( visualizar um movimento quando ele não estivesse efetivamente ocorrendo) a tentativa de visualização do movimento marca o início da escola mais conhecida da psicologia da Gestalt e seus principais representantes, além de Wertheimer, foram : Kurt Koffka (1886-1941), Kurt Lewin (1890-1947) Kurt Goldstein (1878-1965).
Kurt Koffka - se dedicou sobretudo ao estudo da percepção e da aprendizagem e solução de problemas se preocupava em saber: "Por que se vêem as coisas como se vêem", uma das implicações diretas disto era que o que comumente se percebe, o que o senso comum vê como existindo, não é a percepção do existente, é o que Koffka chamava de erro da experiência ex:
A imagem de baixo parece maior que a de cima, mas, são ambas do mesmo tamanho. Kurt Lewin - com sua teoria do campo: o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é "o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente