Gestalt
Em design, é de extrema importância, que façamos o reconhecimento de formas e elementos visuais que constituem a substância básica do que vemos. A abordagem desta teoria, proporcionará ao designer, conhecimento para aplicar adequadamente cada um dos elementos visuais em seu trabalho, e compreender a necessidade de sua aplicação.
Baseada nos estudos psicológicos de Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, surge a teoria da Gestalt. Em nossos estudos podemos contextualizar melhor a importância da percepção visual para a área de design, quando estudamos a Teoria da Gestalt. Donis Dondis, um dos maiores escritores sobre esta teoria relata em uma de suas obras:
“alguns dos trabalhos mais significativos nesse campoforam realizados pelos psicólogos da Gestalt, cujo principal interessetem sido os princípios da organização perceptiva, o processo da configuração de um todo a partir das partes”. (2003, p. 22)
Quando temos como foco a área de design, de todos os sentidos humanos, a visão é, sem dúvida, o sentido mais intrigante. Muito antes da fala e da escrita, já havia a necessidade do homem se comunicar visualmente. Há relatos na história, de que o homem conseguia retratar aquilo que via ao seu redor, através dos desenhos deixados nas paredes das cavernas para que posteriormente outros recebessem esta informação visual e a interpretassem.
Através da visão podemos de fato reconhecer os objetos e situações a nossa volta e guiar nossa interpretação.
“o alfabetismo visual jamais poderá ser um sistema tão lógico e preciso quanto a linguagem. As linguagens são sistemas inventados pelo homem para codificar, armazenar e decodificar informações. Sua estrutura, portanto, tem uma lógica que o alfabetismo visual é incapaz de alcançar.” (DONDIS, 2003, p. 19-20).
O termo Gestalt também significa “boa forma” para o design gráfico, Podemos dizer que a Gestalt é uma tendência da função cerebral. Através dela, podemos fazer