GESTALT
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS
MARIA REGIANE ROCHA
JUCILEUTON PEREIRA DE SOUSA
FABIANA JANUÁRIO
GESTALT
JANELA DA ALMA - DOCUMENTÁRIO
Fortaleza, 2013
INTRODUÇÃO:
A Psicologia da Gestalt é uma tendência teórica mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores se preocuparam em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte que garantisse a consistência teórica.
A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção dos elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que “o todo é diferente da soma das partes”. Ou seja, a percepção que temos de um todo não é o resultado de um processo de simples adição das partes que compõem.
A indissociabilidade da parte em relação ao todo permite que quando vemos o fragmento de um objeto ocorra uma tendência à restauração do equilíbrio da forma, proporcionando assim o entendimento do que foi percebido.
Esse fenômeno perceptivo é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).
Veremos no documentário “Janela da alma” casos e exemplos que abordam essa psicologia e seremos capazes de entender que nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de forma clara que permitam uma compreensão imediata. Essas situações dificultam a aprendizagem por não permitirem uma definição, impedindo a relação parte-todo.
O documentário traz depoimentos de dezenove personalidades que apresentam problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total. Eles revelam no documentário Janela da Alma, suas percepções do mundo.
O primeiro depoimento é do músico Hermeto Pascoal, ele relata que não consegue fixar seu olhar em um único objeto. Ele acredita que sua vista é mais rica porque enxerga mais.
Já para o escritor