gestalt
Kurt Lewin (1890-1947) trabalhou durante 10 anos com Wertheimer, Koffka e Kohler na Universidade de Berlim, e dessa colaboração com os pioneiros da Gestalt nasceu a sua Teoria de Campo. Entretanto não podemos considerá-lo como um gestaltista, já que ele acaba seguindo um outro rumo. Lewin parte da teoria da Gestalt para constuir um conhecimento novoe genuíno. Ele abandona a preocupação psicofisiológica da Gestalt , para buscar na Física as básicas metodológicas de sua psicologia.
O principal conceito de Lewin é do espaço vital, que ele define como “a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do individuo num certo momento”. O que Lewin concebeu como campo psicológico foi o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o individuo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.
sight
A psicologia da Gestlt, deferentemente do associacionismo, vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido, enquanto as teorias de S-R (Associacionismo. Behaviorismo) acreditam que aprendemos estabelecendo relações dos objetos mais simples para os mais complexos.
Exemplo: é possível uma criança de três anos, que não sabe ler, distinguir a logomarca de um refrigerante e nomeá-lo corretamente. Ela separou a palavra na sua totalidade, distinguindo a figura e o fundo. A esse fenômeno a Gestalt da o nome de insight. O termo designa uma compreensão imediata, enquanto uma espécie de entendimento