Gestalt,
A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940).
Principais autores e conceitos
Max Wertheimer pôde provar, experimentalmente, que diferentes formas de organização perceptiva são percebidas de forma organizada e com significado distinto por cada pessoa. Basearam nisso a idéia de que o conhecimento do mundo se obtém através de elementos que por si só constituem formas organizadas. Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas, um assento e um encosto. Um importante movimento estudado e denominado por ele, foi o “fenômeno phi”. Quando a representação de determinada freqüência não é transposta, se tem a impressão de continuidade e movimento. O cinema e/ou os desenhos animados foram construídos baseado nessa ilusão de movimento.
Wolfgang Köhler estudou o modo como os chimpanzés lidavam com situações problemáticas, tendo chegado à conclusão que possuíam a capacidade de organizar os diversos elementos de uma situação num todo coerente permitindo assim encontrar a solução para o problema. As suas experiências com estes animais (que empilhavam caixotes para alcançar o alimento) comprovaram que estes têm condições para resolver problemas relativamente complexos.
Com o objetivo de demonstrar a importância da organização da informação num todo, foram produzidas imagens que podem ser interpretadas de diferentes formas (as ilusões de óptica).
Kurt Koffka foi um teórico do desenvolvimento, sua posição que se opõe ao ponto de vista de Thorndike, afirmava que a influência do aprendizado nunca é específica, a partir de seus estudos dos princípios estruturais, afirma que o processo de aprendizado não pode, nunca, ser reduzido