Gestalt
Ernist Mach e Christian von Ehrenfels, desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações (o dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico) e podem ser considerados os antecessores da Psicologia da Gestalt.
Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica.
Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica.
É o caso do cinema. O movimento que vemos na tela é uma ilusão de ótica causada pela pós-imagem retiniana (a imagem demora um pouco para se "apagar" em nossa retina). Como a ótica causada pelas imagens vão -se sobrepondo em nossa retina, temos a sensação de movimento. Mas o que de fato está na tela é uma fotografia estática.
A Percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
A Gestalt critica o estudo do Behaviorismo, por considerar que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado (o seu entendimento) para o psicólogo.
Na visão dos gestaltistas, o comportamento deriva parte do todo nos seus aspectos mais globais, levando em considerações que alteram a percepção do estímulo.
Quando eu vejo uma parte de um objeto, ocorrerá uma tendência à restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo.
Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca do Fechamento, Simetria e Regularidade dos pontos que compõe uma figura (objeto).
Como os exemplos da página 55. Podemos perceber quadrados tanto na figura 1 quanto na