GEST O E OR AMENTO EMPRESARIAL
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
UMUARAMA 2013
SUMÁRIO
1. CONCEITO ORÇAMENTAL – 3
2. ORÇAMENTO GERAL - 5
3. ORÇAMENTO FLEXÍVEL - 7
4. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO - 8
5. QUESTÕES TRIBUTÁRIA PARA O ORÇAMENTO - 9
6. ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTARIA - 10
7. BALANÇÃO PATRIMONIAL - 12
8. DEMONSTRAÇÃO DO RUSULTADO DO EXERCÍCIO - 15
9. DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - 17
10. COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A ULTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS - 18
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
1 - Conceito de Orçamento
O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.
O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.
Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de US$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.
Outro exemplo de orçamento, pode ser visto nas viagens, quando os turistas decidem viajar com determinada quantia de dinheiro e ele sabe que esse dinheiro é o dinheiro com o qual dispõe para atender às suas necessidades durante o tempo que esteja planejado. Se um viajante tem um orçamento de U$S 500 para umas férias de quatro