Gest o do Processo do desenvolvimento
Gestão do processo de desenvolvimento:
Conhecimento humano se tornou o diferencial competitivo das organizações, e percebendo isso elas têm procurado atualizar continuamente as habilidades e conhecimentos de seus funcionários.
O método para alcançar esse objetivo deve ser bem planejados e de acordo com a estratégia da empresa para evitar desperdícios.
A elaboração de um plano de desenvolvimento de pessoas envolve todos os gestores da empresa não somente do RH.
Para encontrar o melhor método é necessário encontrar as lacunas entre as competências atuais dos funcionários e as demandas pela posição que ele ocupa.
Na gestão por competências o funcionário aprende continuamente, as decisões de investimento em desenvolvimento devem ser descentralizadas afim de permitir maior participação na decisão e no controle de quais competências desenvolver.
Mudanças significativas devem ocorrer principalmente por parte do gestor que deve servir como mentor para seus funcionários, um modelo pelo qual seguirem e desenvolverem suas carreiras ou ser instrutor e treinar seus funcionários através de métodos como: dirigir, facilitar, apoiar ou desenvolver competências específicas.
Para isso o mentor deve mudar seu jeito de pensar, ou seja, a teoria que guia suas ações, elas devem ser voltadas a complexidade do mundo focando naquilo que o gestor considera importante para o desempenho da empresa eliminando o resto. Tornando assim uma simplificação da realidade que se consolida e torna-se difícil muda-lo. (Sempre deu certo assim pq mudar)
Gestão da remuneração:
Com o objetivo de manter as pessoas qualificadas na empresa elas têm adotado novas formas de combinar salário fixo com salário variável, dando incentivos a curto e longo prazo. Alinhando a remuneração ao seu desempenho, aumentando-as conforme elas atendam as competências consideradas importantes aos objetivos da empresa.
O sistema de remuneração pode ser considerado um processo que encoraja, reforça e recompensa ações