Gest o de Transportes e Armazenagem
Originariamente o abastecimento dos mercados estava associado ao transporte, aos depósitos ou centros de distribuição e à área de vendas, nas empresas. Todavia em um país de dimensões continentais como o Brasil, em uma economia globalizada, exigiu das empresas, para continuarem competitivas, uma integração das atividades internas e externas relativas ao planejamento, operação e controle de todo fluxo de mercadorias e informações, desde a fonte fornecedora até o consumidor final; operação esta denominada por sistema de logística.
Segue quadro com os fluxos físicos e operacionais do Sistema de Logística:
Os pontos principais desse sistema são:
O cliente (empresa ou indivíduo);
A área comercial (vendedor, área de marketing, desenvolvedor dos sistemas de suporte e relacionamento);
A fábrica (recebe o pedido, aciona PCP, a rede de suprimentos, a produção e o setor de distribuição física, par confirmar a entrega);
A administração (contabiliza, aciona contas a pagar e a receber, acerta o fluxo de caixa); O mercado (inclui o novo cliente nas estatísticas de venda e na relação de serviços pós-venda); O fornecedor (parceiro comercial, que recebe a confirmação do pedido da fábrica e providencia os insumos e serviços necessários);
A transportadora externa ou interna (roteiro de entregas por região, com data marcada) O cliente (recebe o seu pedido na data e nas condições acertadas, podendo divulgar sua satisfação).
A grande maioria dos pontos considerados no sistema de logística é de responsabilidade de áreas internas e externas à organização. Dentre elas, para efeito de estudo deste tópico, serão consideradas: a área comercial que inicia e conclui junto ao cliente toda a operação; a fábrica; o fornecedor como parceiro e a transportadora, conforme ilustra a figura, a seguir:
TRANSPORTE
O sistema de transportes é considerado o componente mais importante do custo da logística das empresas.
O vocábulo transporte refere-se aos