GEST O DE TALENTOS
Por Débora Cavalcanti Bezerra da Silva
O sucesso de uma organização depende de um recurso chave: os funcionários certos. Você pode até ter um grande portfólio e novos lançamentos, mas poderá ser facilmente copiado. Você pode diminuir os seus preços, mas seus concorrentes o seguirão. Você ainda pode ir atrás de um mercado lucrativo, mas sempre haverá alguém atrás de você. No entanto, a replicação de uma força de trabalho de alta qualidade com profissionais altamente engajados é quase impossível, isto é realmente a única verdadeira vantagem competitiva que uma organização possui. De acordo com especialistas, até 80%do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, experiências e desempenho de sua força de trabalho, os chamados: ativos intangíveis.
É por isso que você precisa encontrar candidatos altamente qualificados, obter o melhor de suas capacidades, identificar e reter pessoas com o melhor desempenho, incentivar a aprendizagem permanente e manter seus funcionários engajados. Gestão de talentos é uma estratégia que permite que você efetivamente gere resultados, é um processo de missão crítica que garante que a organização tenha a quantidade e a qualidade das pessoas no lugar certo para satisfazer as prioridades de seus negócios atuais e futuros.
Para isso, você só precisa entender o estado particular de seu ambiente corporativo e então implementar as estratégias de gestão de talentos certos que sejam adequadas a sua cultura corporativa, para que seus funcionários possam levar ao sucesso de sua organização.:
O objetivo da gestão de talentos é ajudar a organização a alcançar seus objetivos globais. Para atender a esse requisito, é fundamental que seus objetivos de negócio direcionem a qualidade e a quantidade do talento que você precisa. Por exemplo, se uma empresa está perdendo sua quota de mercado, a pergunta apropriada que define a estratégia de gestão de talento seria: que tipo de talento que vamos precisar para rejuvenescer a